Remodelação e Decoração de interiores numa Casa particular em Évora

Projeto de remodelação e decoração de interiores desenvolvido pelo Atelier Mint Design

Enquadramento

Foi-nos solicitada a remodelação e decoração geral da casa com o objetivo de tornar a casa mais confortável, funcional e harmoniosa, mas ao mesmo tempo tirar o máximo de partido da arquitectura existente. A ideia principal é torna a casa em Alojamento local.

Começamos por ir visitar o local, pelo briefing do conceito geral e desejos dos clientes.

O ponto de partida do projeto foi conhecer e sentir o espaço, ouvir as ideias do cliente para depois iniciarmos a criação do conceito para a remodelação e decoração. Conversamos com os clientes, para entendermos qual o objetivo pretendido, as necessidades, utilização do espaço e as preferências.  Logo percebemos que era especial, não só por ser património mundial, mas também por ser um espaço recheado de história.

Os cordovis tinham um título “Os Morgados” e quando o mais velho morria a viúva tinha de sair de casa onde vivia e vinha para esta casa, conhecida por a casa das velhas Morgadas

Optamos por escolher um elemento central, que inspirasse quer o projeto de remodelação quer a decoração. Foi a partir da arquitectura Manuelina destacada nas arcadas principais que surgiram ideias para desenvolvermos o projecto.

Foi um projecto de remodelação muito interessante e desafiante. Ao longo do processo fomos encontrando alguns elementos arquitetónicos escondidos que nos obrigaram a alterar o projecto e a ajustar o plano inicial.

Foi um projecto completamente diferente dos outros porque neste caso a ideia foi retirar o estava a mais, em exagero, e ao mesmo tempo não perdermos as características da casa.

Devido à sua época de construção, a casa continha vários elementos excessivos e por isso tornou-se num projecto completamente diferente dos outros, porque foi necessário retirar o que estava a mais, em exagero, mas com o cuidado de não perder as características da casa.

Remodelação de interiores

Começamos por desenhar a planta geral, estudar a implantação dos ambientes e do mobiliário, definir o que demolir, o que iriamos construir e depois selecionar os revestimentos e acabamentos. Tivemos de fazer um grande estudo para perceber que elementos poderíamos retirar e quais eram essenciais ficar, como por exemplo as portas que iriamos aproveitar para colocar noutro local. Depois de apresentarmos as ideias gerais ao cliente, desenvolvemos os desenhos detalhados dos vários espaços: das casas-de-banho, cozinha, das escadas de acesso ao terraço, dos nichos das paredes, etc.

A alteração mais profunda, foi a transformação da zona dos quartos, eram frios e carregados de elementos exagerados. Nenhum dos quartos era suite e as casas de banho estavam muito desatualizadas. A outra grande alteração foi na zona da cozinha, o espaço actual era muito pequeno e com um tecto muito baixo, por isso tivemos de criar um espaço para a cozinha. Na cozinha actual optámos por fazer uma lavandaria e na zona do corredor onde eram antigas arrumações, criamos a cozinha em open space.

Da antiga cozinha, para além da lavandaria ainda conseguimos aproveitar parte do espaço e fazer um pequeno terraço.

No terraço superior refizemos todo o pavimento e colocamos um chuveiro para os dias mais quentes.

No terraço da entrada removemos todos os elementos que sentimos demais, e colocamos um colocamos uma pequena zona de estar pois é a zona nobre da casa.

 

Decoração de interiores

Durante o processo de obra fomos desenvolvendo toda a parte da decoração respeitando o conceito inicial da proposta de remodelação e evidenciando a casa em si. Não tínhamos um estilo implementado, sabíamos que queríamos uma decoração leve, com elementos tradicionais (mantas alentejanas, o bunho). O nosso maior objectivo sempre foi destacar a arquitectura da casa.

Todas as peças escolhidas, foram selecionadas de forma que nenhuma peça tirasse o protagonismo da casa.

Uma das zonas mais interessantes da casa é sem dúvida a entrada, com uma grande lareira, neste espaço criamos uma zona de estar mais isolada e intimista do resto da casa e colocámos uns cadeirões que pertenciam à cliente. Desta zona podemos seguir tanto para o terraço superior, ou para o resto da casa. Se continuarmos para a casa, passamos pela sala de jantar onde destacamos o arco em tijolos e um lavatório antigo que optamos por manter. Nesta zona, selecionamos peças em madeira neutras e aproveitamos todos os elementos decorativos que fomos encontrando na casa.

Na sala, os elementos de destaque são as pinturas no tecto que conjugamos com duas grandes telas. Mandámos fazer duas telas que representassem os campos alentejanos com tons neutros que ligassem também com a restante decoração.

Numa casa com tanta história, achámos que seria interessante trazer para a decoração elementos / ofícios tradicionais portugueses. Nesse sentido, no corredor a caminho dos quartos, colocámos dois grandes painéis, um com uma manta alentejana e outra uma peça redonda feita em bunho.

Nos dois quartos, optamos por fazer decorações completamente distintas um do outro: no primeiro quarto escolhemos elementos neutros para destacar as pinturas da parede existentes, como mesas de cabeceira e armário em madeira, um tapete e uma banqueta em tons de cinza e branco. No segundo quarto, brincamos com os apliques e a cabeceira de cama que foram ambos forrados com as mantas alentejanas e assim criamos uma ligação ao corredor e foram os elementos de cor do quarto.

 

Resultado Final

O resultado final do projeto excedeu as expetativas do cliente e as nossas.

Desde o inico que o cliente confiou inteiramente em nós e nos deu total liberdade de decisão e escolha. Ficou muito satisfeito com o trabalho desenvolvido pelo Atelier Mint Design

Estamos orgulhosas do resultado