Tendências de Decoração para 2023

Tendências de Decoração para 2023: O Que Esperar?

by Mint Design |12 Maio, 2023 | Arquitectura de interiores, Decoração de Interiores

Tendências de Decoração para 2023

À medida que as preocupações económicas e a perturbação internacional aumentam, a forma como pensamos as nossas casas evolui. Os últimos anos, com a pandemia, exigiram que nos voltássemos para dentro misturando trabalho e casa, dando origem a novas tendências de decoração para 2023

Em resultado de uma maior consciência social, cada vez mais os consumidores valorizam a origem dos produtos e os respetivos métodos de fabricação, registando-se maior interesse pelo conforto, através de materiais naturais e de ideias inovadoras.

Descubra algumas das tendências de decoração para 2023:

 

1. Regresso dos tons neutros e quentes dos anos 90

Regresso dos tons neutros e quentes dos anos 90

Sala moderna com elementos dos anos 90 em tons bege

O bege, castanho claro e o branco vem substituir os tons de cinza fortes tão utilizados na última década.

Tons neutros ou pastel quentes são uma boa aposta na decoração de interiores, já que são fáceis de aplicar e permitem liberdade de ousar na hora de escolher os acessórios. Podem ser misturados com almofadas e objetos com cores contrastantes.

Esta mudança parece refletir o estado emocional pós pandemia e a perspetiva de um futuro financeiro sombrio em que procuramos captar paz e otimismo, envolvendo o ambiente com calor e sensação de bem-estar.

 

2. Matérias primas naturais

Materias primas naturais

Quarto decorado com peças de cortiça feitos à mão

Matérias primas como pedra, madeira, cimento, cortiça e gesso fazem parte de uma tendência que destaca as qualidades naturais dos materiais despojados de sintéticos, proporcionando ambientes acolhedores e rústicos.

Embora materiais orgânicos tenham sido já muito utilizados no passado, existe hoje um foco em veios e texturas em pedra, madeira e mármore e em ambientes com contrastes através da utilização de diferentes materiais naturais.

 

3. Sustentabilidade veio para ficar

Sustentabilidade veio para ficar

Sala com elementos ligados à sustentabilidade

Aos poucos tomamos consciência que o nosso consumo afeta o ambiente e passamos a procurar soluções mais ecológicas para decorar as nossas casas.

2023 será o ano em que as práticas ecologicamente sustentáveis chegarão mais longe.

Cada vez mais o mundo natural vai incorporar as soluções de design. Materiais ecológicos ou reciclados, reutilização de móveis antigos e até reutilização de materiais antigos das casas tais como portas, janelas ou pias em pedra.

 

4. De novo o maximalismo, mas moderno

De novo o maximalismo, mas moderno

Sala moderna com vários elementos em tons azuis e cinzentos

Através de uma abordagem mais expressiva dos interiores, criando espaços em torno de obras de arte, peças colecionáveis ou móveis de família o designer vai-se afastando do minimalismo absoluto usando mais objetos e procurando criar uma sensação de camadas.

A principal vantagem estilo maximalista é poder ousar sem ter medo das cores e dos padrões, misturando peças antigas com modernas e juntando o complexo ao simples.

Criando harmonia entre todos estes elementos, conseguem-se soluções muito atraentes agrupando peças por cores ou materiais semelhantes, com alturas variadas para criar composições que pareçam soltas e que evocam vida

 

5. Verde será a cor de destaque

Verde é a cor de destaque nas tendências de decoração para 2023

A cor Verde bem aproveitada numa cozinha

Os diferentes tons de verde oferecem uma diversidade de combinações com outras cores que podem ditar o estilo do ambiente.

Cada vez mais o verde é utilizado como cor de destaque justapondo-se  com cores primárias suaves e produzindo um ambiente ousado e colorido.

O verde pode ser usado com muito sucesso em qualquer zona da casa, tanto na cozinha, como na sala de refeições, hall de entrada ou quartos.

 

6. Voltar à história

Peças antigas misturadas com elementos contemporâneos

Antiguidades misturadas com toques contemporâneos coexistem perfeitamente nas tendências de decoração para 2023.

Peças exclusivas podem tornar o ambiente num local muito mais aconchegante e requintado, conferindo ainda mais personalidade à sua casa.

Os boomers e a geração Z procuram maneiras de homenagear as peças vintage e herdadas, incluindo-as na decoração das suas casas. É uma forma de dar nova vida a móveis e acessórios antigos, criando bem-estar, familiaridade, conforto e espaços com alma.

 

7. Produtos feitos à mão

Produtos feitos a mao

Cabeceira feita à mão.

Produtos artesanais resultam da produção em pequena escala realizada por um artesão, com utilização de matérias primas naturais e ferramentas simples.

Tal como o interesse em sustentabilidade, o foco em artesanato aponta para mudança das soluções de design de interiores com grande impacto global

Além do fator cultural, o artesanato representa o oposto da produção em massa e da homogeneidade, pelo que os designers de interiores arquitetos valorizam as peças artesanais por serem únicas e originais, ainda que um pouco imperfeitas, mas com muito charme

De todas as formas de artesanato, destacam-se em Portugal a cerâmica, carpintaria,  tecelagem, cestaria, pintura, tapeçaria, vidro, metal, têxtil, macramé e tantas outras

São as formas de produção mais frequentes, vistas em projetos decoração e  muito difundidas, duráveis, variadas e que fazem parte das tendências de decoração para 2023.

Autores: Teresa Pietra Torres e Madalena Sousa Cabral

Poderá também ter interesse em:

This post is also available in: Inglês Francês Espanhol

Share this post: