Quando idealizamos um quarto para crianças, procuramos criar um espaço confortável e acolhedor, não só porque é o local onde passam mais tempo, como também o facto de pretendermos um espaço harmonioso com impacto no seu bem-estar, humor e qualidade de sono. Na Decoração de Quartos de Criança, as principais questões a ter em consideração são a segurança, funcionalidade, harmonia e estética.
Dos maiores desafios quando criamos espaços para crianças é o facto delas crescerem muito depressa e rapidamente o quarto fica desatualizado e desajustado à idade, preferências e necessidades das crianças.
Pontos-Chave na Decoração de Quartos de Criança
- Demarcação de Zonas. Uma questão muito importante e com grande impacto na funcionalidade é a divisão do espaço em zonas distintas: zonas de brincar, de arrumação, estudo, dormir e para as roupas. Para haver equilíbrio no quarto é importante demarcar bem estas áreas.
- Intemporal. Como as crianças crescem rapidamente, apostamos numa base de decoração neutra e intemporal. Desta forma conseguimos ir adaptando a decoração de quartos de criança à idade através de novos objetos ou pequenos móveis transformando o quarto ao longo do tempo, criando uma dinâmica de evolução.
- Iluminação. Um quarto bem iluminado é fundamental. Para alem do ponto de luz no tecto, deverão existir vários outros pontos de iluminação. Se existir, o ponto de luz do teto deverá ser um candeeiro de suspensão, tornando o espaço mais quente. As zonas de estudo e de brincar devem ser cuidadosamente iluminadas. Existem no mercado soluções divertidas e funcionais para colocar nas paredes ou sobre as estantes e cómodas.
- Tapetes. Colocar tapetes é mais uma dica que sugerimos. Os tapetes proporcionam conforto e dimensão ao espaço. Arrisquem e ponham um tapete grande, não tenham receio; tapetes pequenos podem não se enquadrar no espaço. Acima de tudo, as crianças adoram brincar no chão por isso o tapete dá-lhes muito mais conforto.
- Paredes e pinturas. Relativamente aos papéis de parede e pinturas, existe uma oferta enorme no mercado, basta puxar pela imaginação e criatividade. Podemos pintar todo o quarto num tom pastel neutro, ou podemos destacar uma parede com um desenho específico, ou podemos ainda criar dinâmicas com papeis de parede geométricos, texturados.
Preocupações das mães
- Quantidade de Brinquedos e Objetos. Esta é uma das preocupações mais comuns das mães. As crianças têm grandes quantidades de brinquedos e objetos. Numa semana brincam com uns e na semana seguinte não querem mais esses brinquedos. Quartos de crianças tem tendência para acumular tralha. Aconselhamos que duas vezes por ano seja feita uma triagem e limpeza aos brinquedos.
- Arrumação. Há muitas opções divertidas e funcionais para criar arrumações. Cestos, caixas e baús são boas opções. Quando as crianças são pequenas, é importante que estejam que os objetos de arrumação estejam acessíveis, no entanto são aconselháveis opções de mais altas ou fechadas para colocação de brinquedos que já não gostam ou que usam menos. As camas são também uma solução para arrumação
- Modular. Cómodas modulares são boas opções porque dão arrumação, são versáteis e podemos adaptá-las ao crescimento das crianças. Quando temos um bebé em vez de comprar um trocador, que têm pouco tempo de utilização, podemos optar por uma cómoda com muda-fraldas por cima. Podemos também transformar um móvel muito facilmente apenas substituindo os puxadores ou colocando um tampo por cima. O móvel ganha outra expressão.
- Crianças com idades diferentes. Por vezes temos um quarto para uma criança com 3 anos e outra com 10. Nestas situações, é preciso planear o lay out e o mobiliário. É importante que as opções vão de encontro às diferentes idades. Se espaço for grande, é bom ter um canto direcionado a cada criança. Se for mais pequeno, deve-se separar a zona de estudo da zona de brincar.
- Rapariga e Rapaz no mesmo quarto. Enquanto são novos, é fácil encontrar equilíbrio, quando chegam à adolescência torna-se desafiante manter a harmonia pois os gostos e necessidades são diferentes. Para uma decoração de quartos de criança com rapaz e rapariga, sugerimos apontamentos de cor entre verdes e amarelos. Deverá cada um ter o seu móvel ou cesto para arrumação de brinquedos e objetos
Autoras: Teresa Pietra Torres e Madalena Sousa Cabral
Artigo publicado em HOMY.pt
Alguns artigos relacionados
Poderá também ter interesse em