Conheça algumas sugestões para escolher o tapete perfeito.
Os tapetes são elementos decorativos muito antigos usados há milhares de anos em vários países e culturas, não apenas como decoração, mas também como símbolo de status e poder.
Cada tapete ajuda a criar o ambiente, torna a casa acolhedora, delimita zonas da divisão e dá um toque único ao espaço.
Para além do aspeto decorativo, os tapetes podem ser usados para proporcionar conforto, aquecer o ambiente, abafar ruído e até esconder defeitos ou riscos do pavimento.
A história dos tapetes
A história conhecida dos tapetes começa há milhares de anos com a sua utilização pelos nómadas para se protegerem do frio e do vento. Eram feitos em lã de ovelha ou camelo com padrões simples e geométricos
Os egípcios, sobretudo a nobreza, fabricaram sofisticados tapetes em linho e algodão, com desenhos de animais, plantas e figuras humanas
Os famosos tapetes persas, com utilização de lã e seda, foram criados por nómadas com desenhos complexos incluindo animais e cenas históricas
Hoje em dia os tapetes são utilizados em todo o mundo, com grande variedade de estilos, visando adicionar cor, textura, conforto e isolamento acústico e sobretudo expressar personalidade e estilo.
Conciliar o tapete com o ambiente
Ao escolher um tapete, deverá ter em conta o ambiente envolvente.
Tapetes orientais podem ser adequados a um ambiente clássico, tapetes de juta ou sisal podem valorizar um espaço rústico e os tapetes estilo berbere adaptam-se tanto a ambientes tradicionais como a espaços contemporâneos e minimalistas em betão.
Ao escolher um tapete, deverá ter em conta o ambiente envolvente.
Tapetes orientais podem ser adequados a um ambiente clássico, tapetes de juta ou sisal podem valorizar um espaço rústico e os tapetes estilo berbere adaptam-se tanto a ambientes tradicionais como a espaços contemporâneos e minimalistas em betão.
Articulação dos tapetes com o mobiliário
A escolha do mobiliário e dos tapetes deve ter em consideração a dimensão do espaço, a organização do mobiliário, as zonas de passagem e a funcionalidade da divisão.
Na sala, por exemplo, um tapete pode criar uma ilha de bem-estar e união. Na zona de refeições, o tapete pode fazer a ligação com a zona de preparação dos alimentos. No quarto, o tapete pode ser um oásis de descanso e relaxamento.
Tamanho importa
Até mesmo o tapete mais bonito não consegue realizar o eu potencial se não tiver o tamanho correto.
O tapete ideal deve formar uma moldura entre os móveis e outros objetos.
Tapetes demasiado grandes podem esconder a beleza do pavimento. Tapetes muito pequenos, tornam o espeço desequilibrado e desconfortável.
Cores e padrões de tapetes
Tapetes com várias cores, em ambientes coloridos, proporcionam vida e um estilo dinâmico e harmonizado.
Textura e material dos tapetes
Escolher o tapete perfeito
Os projetos da Mint Design privilegiam soluções integradas, harmoniosas, funcionais e ajustadas às expetativas dos clientes.
Escolher o tapete perfeito é uma atividade que nos agrada particularmente, pelo que dispomos de múltiplos fabricantes de tapeçarias com produtos de elevada qualidade e variedade permitindo as melhores opções para os nossos clientes.
Autoras: Teresa Pietra Torres e Madalena Sousa Cabral
Alguns artigos relacionados
Poderá também ter interesse em