Desafios para o Designer de Interiores

6 Novos Desafios para o Designer de Interiores Actual

by Mint Design |27 Outubro, 2017 | Decoração de Interiores

Novos Desafios para o Designer de Interiores

Os recentes desafios para o Designer de Interiores estão relacionados com as novas e complexas realidades que vieram animar o setor da Decoração de Interiores, as quais acrescentaram desafios, oportunidades de melhoria e até novas áreas de intervenção

Designer de Interiores é o profissional que cuida dos espaços interiores – residenciais, escritórios ou lojas – com uma visão ampla para além da estética: cores, dimensão, proporção, funcionalidade, ergonomia, durabilidade, budget e muitas outras.

A criatividade e inspiração, articuladas com as necessidades do cliente, são os principais recursos utilizados pelo Designer Interiores para cumprir o seu papel

Conheça alguns dos novos desafios para o Designer de Interiores:

Eco Design

Timidamente, alguns fabricantes de móveis tem vindo a integrar critérios ecológicos e de sustentabilidade na sua cadeia de produção, tendo em vista a minimização do impacto ambiental.

A utilização de novas matérias primas e materiais limpos na fabricação, a eliminação de resíduos, a padronização de peças, o menor consumo de energia e a reciclagem passaram a ser preocupações dos fabricantes e clientes, aumentando a responsabilidade ecológica do Designer de Interiores.

Fabricantes e Lojas Projetistas

Felizmente começam a proliferar lojas que vendem soluções planeadas e até móveis e equipamentos por medida. Hoje em dia, muita gente entra nas lojas de móveis e equipamentos procurando não só um orçamento como uma opinião qualificada com sensibilidade para entender as necessidades do projeto.

Esta nova realidade permite redução de custos e simplificação de processos, criando no entanto desafios ao Designer Interiores para incorporação das peças no seu master plan.

Tendência para a padronização

Num mercado global, os fabricantes tem tendência a procurar referências ao nível da moda, cores, têxteis e artigos de decoração. O fácil acesso à informação resulta nalguma padronização que se traduz em muitos casos em monotonia nas cores, formas e acabamentos.

Um dos desafios para o Designer de Interiores é criar soluções inovadoras, mesmo com a utilização de mobiliário produzido em grande escala. Por vezes, torna-se necessário recorrer a fabricantes abertos a inovações para em conjunto encontrar soluções diferenciadoras.

Inovação Tecnológica

Face a um mundo em evolução tecnológica constante e acelerada, o Designer de Interiores precisa de atualização permanente: pesquisa de mercado, contatos com fabricantes, feiras internacionais e análise técnica de catálogos de materiais.

As novas tendências sócio-culturais e as mudanças de comportamento das pessoas implicam novas formas de utilização dos espaços e até novas funcionalidades dos equipamentos e do mobiliário.

A articulação da criatividade com a inovação tecnológica e mudanças comportamentais é um dos grandes Desafios para o Designer de Interiores

 Prazos Mais Curtos

A pressão no prazo de execução dos projetos de Decoração de Interiores resulta do enorme dinamismo do mercado imobiliário em que o numero de transações tem subido significativamente.

Cada vez mais, os projetos de Decoração necessitam ser concretizados em prazos curtos, pondo à prova a capacidade do Designer de Interiores em articular com os fornecedores de equipamentos e serviços.

Para minimizar riscos, muitas vezes é necessário procurar planos alternativos viáveis, duplicando as atividades de procurement.

Boom do Turismo

O crescimento do turismo mundial tem provocado enorme pressão no sector, com impacto muito relevante no volume e tipologia da oferta hoteleira.

Novas realidades, como o Alojamento Local, criaram a necessidade de novas soluções de Decoração de Interiores ajustadas às características da utilização e ao perfil dos novos turistas.

A articulação da identidade arquitetônica e cultural locais com os requisitos de estética, funcionalidade e durabilidade tornou-se mais um dos desafios do Designer de Interiores em projetos ligados ao turismo.

Autora: Teresa Pietra Torres, Designer de Interiores

 

Poderá também ter interesse em:

Share this post: