Sala de jantar by Mint Design

10 Erros comuns em decoração de interiores

by Mint Design |28 Junho, 2016 | Decoração de Interiores

Alguns dos erros comuns em Decoração de Interiores

Pequenos ajustamentos na sua casa podem fazer toda a diferença. Distinguir o certo do errado pode transformar um espaço caótico numa casa organizada e tranquila, criando uma sensação de ordem e equilíbrio. Conheça alguns dos erros comuns em decoração de interiores

Sofá no centro da sala de estar Mint Design

Sala de estar Mint Design com espaço para circulação

1. Demasiados móveis

Um dos principais erros comuns em decoração de interiores é a colocação de móveis em excesso. Os móveis devem preencher a divisão de forma atraente e funcional sobrando espaço para movimento e circulação. O excesso de móveis não só torna a divisão mais pequena, como também dificulta os movimentos. Este dica é particularmente importante quando procura vender a casa.

2. Dimensões erradas

Tal como um par de jeans, a mobília também deve ser ajustada ao tamanho da sala. Móveis demasiado pequenos tornam a sala desequilibrada e estranha. Por outro lado, móveis demasiado grandes tornam o espaço apertado. Antes de os comprar mobiliário, quer sejam sofás, mesas, armários ou camas meça bem o espaço e os móveis em si. Altura, largura e profundidade.

3. Desarrumação

Não precisa ser super arrumado mas o sentido de ordem, equilíbrio, calma, fluxo e movimento é essencial num espaço bem decorado. Quando há desarrumação, há distracção e o espaço torna-se desconfortável. A desarrumação pode ser resolvida: Veja o que tem e categorize:

  • Coisas que interessam
  • Coisas que são importantes
  • Coisas que passa sem elas

Remova tudo o que não precisa e repita o processo até voltar a ter um espaço equilibrado.

4. Falta de luz

A iluminação é um dos elementos decorativos mais importantes. Evite tapar as fontes de luz natural com cortinas ou  acessórios. Realce a luz natural com espelhos, permitindo que a luz viaje na no espaço e crie mais do que uma fonte de luz. Acrescente candeeiros e apliques bem colocados e bem dimensionados. A iluminação deve ser suficientemente brilhante para as funções necessárias mas não ao ponto de se tornar chocante.

Iluminação funcional no quarto de dormir Mint Design

Selecção de cores e iluminação para o quarto de dormir

5. Escolher móveis, cores e tintas fora de ordem

Escolher a cor da tinta antes de escolher os tecidos dos sofás e cortinas pode tornar tudo difícil. Leve as amostras de tecidos dos sofás à loja de tintas para ajudar a escolher as cores. Leve várias amostras de cores para casa para testar no local com vários níveis de luminosidade. Deixe as amostras à vista e espere 24 horas antes de decidir.

6. Subestimar a importância do orçamento

Não seja impaciente, não compre demais, nem compre tudo de uma. Compre o que pode gastar hoje, não o que acha que pode gastar amanhã. Faça um orçamento e não saia dele. Um espaço bem decorado é construído ao longo do tempo. É preferível ir devagar e fazer devagar.

Evitar os erros comuns em decoração de interiores

Sala de jantar Mint Design

7. Falta de variedade

Não compre tudo na mesma loja ou na mesma fonte. É bom que tudo seja coordenado, mas não precisa de tudo a condizer. Um espaço bem bem decorado deve ter personalidade. Pode querer recriar um espaço que viu numa revista, mas o mais certo é que a sua casa não seja adaptável da mesma maneira.

8. Cortinas com o tamanho errado

Pendurar cortinas demasiado baixo é um erro muito comum. Os cortinados devem ser pendurados o mais perto do tecto possível, para criar sensação de altura e tamanho. Cortinas muito baixas tornam o tecto mais baixo, o sentido de escala e de proporção é desperdiçado e as janelas parecem atrofiadas.

10 Erros comuns em decoração de interiores

Sala de estar e zona de refeições

9. Encostar os móveis às paredes

Talvez seja o mais comum dos erros comuns em decoração de interiores. O que se pretende é aproximar os móveis para criar um espaço intimo que favoreça boas conversas, permitindo também  circulação entre e à volta dos móveis. Aproximando as peças, cria um micro cenário. Não encoste tudo às paredes, a menos que pretenda dar uma festa e criar um pista de dança.

10. Não ter um ponto focal

Um ponto focal proporciona uma direcção e uma ordem. Descubra o que quer que as pessoas reparem quando entram na sala. Deve ser algo grande e audacioso, algo que produza uma afirmação. Pode ser uma bonita janela de sacada, uma lareira, uma obra de arte, um móvel especial. Construa o espaço a partir daí.

11. Conclusão

Apesar dos exemplos apontados serem numerosos, existem mais  erros comuns em decoração de interiores, no entanto é importante avaliar as opções de decoração à luz das preferências de cada cliente e das condicionantes de cada projeto

Adaptado de 10 of The Most Common Interior Design Mistakes to Avoid! de Jessica

Poderá também ter interesse em: