Sala de estar em tons verdes e com baloiço

10 Razões para contratar um designer de interiores

by Mint Design |28 Junho, 2016 | Decoração de Interiores

É algo que dá que pensar, mesmo que já o tenha feito. Contratar um designer de interiores (decorador) é uma decisão inteligente quando já fez um investimento na sua casa e pretende que seja o mais atraente e funcional possível. A vantagem de um decorador aplica-se em qualquer caso.

Ou quando ainda não faz ideia do que quer , ou quando já tem uma ideia mas não sabe por onde começar, ou quando simplesmente não tem tempo para levar por diante um projecto de decoração. Esqueça a ideia que os interior designers são apenas para gente rica e famosa ou para quem não sabe o que fazer ao dinheiro. Na realidade, um decorador pode poupar bastante dinheiro e tempo, bem como evitar-lhe muitas dores de cabeça.

1. Poupar dinheiro
Pode parecer estranho contratar alguém para decorar a casa e mesmo assim poupar dinheiro uma vez que tem de pagar ao decorador. No entanto, contratar um decorador pode evitar erros que custam dinheiro o que ajuda a poupar, bem como aumenta o valor da casa. Quando pretende vender, o interior designer pode fazer aumentar a atractividade da casa, fazendo-a sobressair da concorrência.

 

2. Avaliação profissional
Um designer pode fazer uma avaliação profissional da situação, permitindo a  elaboração de um plano de acção sólido e fiável. A ordem das coisas, num projecto de decoração, é essencial para determinar o que deve ser reaproveitado ou alterado. Não só ajuda a orçamentar, como permite gastar de forma mais eficiente. Um designer é um par de olhos extra, só que são olhos treinados, com experiência e que reparam em  coisas que outros não veem.

 

3. Orçamentar e Planear
Um decorador consegue manter um controlo orçamental, poupando tempo e esforço. Sabe onde encontrar tudo o que precisa para casa, poupando horas infindáveis à procura de produtos, marcas e preços. Um interior designer terá tudo isto à mão para ser usado por si.

 

4. Coordenação
Um decorador deverá ser capaz de fazer a ponte com o arquitecto e com o empreiteiro, podendo acrescentar peças em falta no projecto global, o que é essencial para optimizar tempo e dinheiro.  Também os designers estão
treinados para pensar em coisas que outras pessoas podem deixar passar. Por exemplo, é importantíssimo que as necessidades de luz sejam contempladas antes da construção ou que as tomadas de electricidade sejam colocadas no chão para apoio ao sofá que ficará no meio da sala.

 

5. Grande variedade de recursos
Há coisas disponíveis para decoradores que não estão disponíveis para o publico em geral em termos de contactos, recursos e comercio em geral.  Culminando esses recursos, o designer pode fazer com que o espaço fique mais coerente e único.

 

6. Contactos
Para além de conhecer os vendedores de produtos e equipamentos, o decorador tem muitos contactos no sector de obras e melhorias para casa. Consegue poupar imenso tempo e dores de cabeça identificando empreiteiros de confiança, canalizadores e electricistas.

 

7. Factor Uauh
Os interior designers podem a ajudar a encontrar o tal factor “uauh” que anda à procura. São treinados para pensar de forma diferente, em termos de espaço, visualizando o quadro geral, como muitos clientes não conseguem. Pensar “fora da caixa” é o que os designers fazem todos os dias.

 

8. Venda da casa
Um decorador deve poder acrescentar muito à estética de uma casa, o que aumenta as visitas e o valor da venda. Esta melhoria estética pode reduzir o tempo que a casa fica no mercado à espera de ser vendida. O benefício aqui é duplo, maior rapidez e maior valor de venda.

 

9. Um olho treinado
Um decorador é um profissional com olho treinado que automaticamente diz o que está certo ou errado em determinado espaço. Ter esse parecer de forma imediata é uma enorme vantagem quando precisa fazer opções de carácter estético. É o resultado de anos de experiência.  Muitas vezes, os proprietários tentam fazer eles próprios e ficam frustrados. Veja 10 erros mais comuns a evitar em decoração de interiores  (link) e como resolve-los.

 

10. Contador de histórias visual
O design de interiores é um oficio ou uma arte que enaltece o espaço e qualidade de vida no espaço. Contratar um profissional aumenta o nível da experiência e faz da casa um lar.  Um designer de interiores pode ajudar a contar a sua história visual. Não haverá melhor razão que esta.
Considerando toda esta informação, vai considerar contratar um designer de interiores a próxima vez que remodelar, comprar ou mudar de casa?

Adaptado de 10 Reasons Why You Should Hire an Interior Decorator  de Jessica